HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRAJETÓRIAS DE UMA EPISTEMOLOGIA DIDÁTICA

Autores

  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

História da Matemática, Investigação, Formação de Professores

Resumo

Neste artigo faço uma descrição refletida sobre algumas das trajetórias do uso da investigação histórica no ensino da matemática como uma epistemologia didática implicada na formação conceitual e didática de professores de matemática, bem como no ensino de matemática da Educação Básica. Tais trajetórias caracterizam-se nos estudos realizados por mim durante vinte anos, nos quais tomei a história como um reorganizador conceitual e didático da matemática escolar. Os estudos realizados em duas décadas (1993-2012) me fizeram organizar e encaminhar uma proposta prática de relações entre História e Educação Matemática que priorize a investigação histórica como um princípio de ensino, de aprendizagem e de socialização do conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-04-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 310
  • PDF downloads: 148

Como Citar

MENDES, Iran Abreu. HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRAJETÓRIAS DE UMA EPISTEMOLOGIA DIDÁTICA. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 12, p. 66–85, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/357. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>