Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática

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DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p195-211.id250

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Transferências culturais, Método Montessori

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori.

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2020-04-30
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Como Citar

SILVA DA SILVA , Circe Mary; BARBOSA SOARES, Waléria de Jesus. Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática . REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 195–211, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p195-211.id250. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131. Acesso em: 25 abr. 2024.

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