Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p230-251.id241

Palavras-chave:

Campo Aditivo, Resolução de Problemas, Teoria dos Campos Conceituais, Dificuldades, Estratégias de Resolução de Problemas

Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma análise das dificuldades e estratégias utilizadas para resolver problemas do campo aditivo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A Teoria dos Campos Conceituais junto à Resolução de Problemas constitui o referencial teórico desta pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento de avaliação com situações do campo aditivo que se classificam em: Composição, Transformação e Comparação, relacionando-as em prototípicas, de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª extensões de dificuldade, tanto positivas quanto negativas. Os participantes da pesquisa foram alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do estado do Paraná. Os resultados sugerem que os alunos participantes, possivelmente, não foram estimulados a buscar maneiras diversas de resolver problemas nos anos iniciais, limitando-se, muitas vezes, à aplicação direta do algoritmo. Além disso, os alunos apresentaram dificuldades em problemas de composição negativa, em que foram cometidos erros na interpretação do que se pedia. Nos casos de transformação, os alunos mostraram dificuldades na busca do estado inicial e na própria transformação e nas situações de comparação, quando se buscava tanto o referido quanto o referente.

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2020-04-30
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Como Citar

BALDIM BARROS, Felipe Aparecido; JUSTULIN, Andresa Maria. Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental. REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 230–251, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p230-251.id241. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/132. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos