Melhorando a Epistemologia de Números Fracionários: uma Ontologia baseada na História e Neurociência

  • Arthur B. Powell
    powellab@newark.rutgers.edu

Resumo

Neste artigo, descrevemos a importância acadêmica e social do conhecimento de fração e questionamos como ele pode tornar-se mais acessível para alunos. Para responder a essa questão, primeiro, examinamos brevemente perspectivas ontológicas e epistemológicas do tratamento dominante dos números fracionários nos livros escolares. Em seguida, examinamos uma perspectiva ontológica alternativa para o conhecimento de fração na literatura sobre a História da Matemática e a Ciência Neurocognitiva. Por meio dessa investigação, sugerimos uma alternativa às noções prevalecentes de números fracionários que prometem melhorar a compreensão dos estudantes para a representação fracionária de números racionais. Finalmente, dentro da nova perspectiva ontológica e epistemológica, indicamos questões de pesquisa que a perspectiva sugere.

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Publicado
2019-01-03
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Como Citar
POWELL, A. B. Melhorando a Epistemologia de Números Fracionários: uma Ontologia baseada na História e Neurociência. REMATEC, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 78-93, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id148. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/148. Acesso em: 8 maio. 2021.
Seção
Artigos Científicos