Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p224-241.id230

Palavras-chave:

Contação de histórias, Identidade, Aprendizagens, Mediação de leitura, Decolonialidade, Formação docente

Resumo

O artigo se propõe a discutir a contação de histórias e a mediação de leitura enquanto movimentos integradores de ensino tensionando, decolonizando e criando alternativas de escolas outras a partir das fissuras proporcionadas pelas práticas escolares homogeneizantes e em contextos escolares públicos dos Anos Iniciais, a saber: uma escola ribeirinho-quilombola e uma na região metropolitana de Belém, na Amazônia Paraense, atendidas pelo projeto “Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia”. As questões que nos atravessam e mobilizam em direção a estes movimentos são: a) quais as potencialidades e entraves da contação e da mediação de leitura no processo de ensino e aprendizagem? b) qual(is) perspectiva (s) formativa(s) subjazem das relações estabelecidas entre formadoras, licenciandos e docentes dos Anos Iniciais? Sendo assim, as dinâmicas propostas para inserção e disseminação desses movimentos são tratadas levando em consideração a perspectiva dos estudos Decoloniais e suas aproximações com os estudos da linguagem e suas interfaces. Para isso, consideramos as narrativas provenientes da comunidade ribeirinho-quilombola e os diálogos com a literatura Infanto-juvenil levando em consideração as identidades e as possibilidades de se reinventar dos sujeitos.

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Publicado

2020-05-01
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Como Citar

FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES, I. C. Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 224–241, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p224-241.id230. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/149. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos