Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p67-79.id204

Palavras-chave:

Formação de professores de Matemática, Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Educação Matemática Crítica

Resumo

O artigo traz parte de pesquisa de doutorado que teve por objetivo compreender a relação que se constitui entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver suas atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios que devem nortear a formação dos professores de matemática nos contextos da Educação do Campo.

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Publicado

2019-12-27
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Como Citar

SILVINO DE LIMA, Aldinete; SILVA LIMA, Iranete Maria da. Diálogo, investigação e criticidade em um curso de licenciatura em educação do campo. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 32, p. 67–79, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p67-79.id204. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/153. Acesso em: 25 abr. 2024.

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