o ensino da matemática: memórias de educadores do grupo escolar dom romualdo de seixas (1960-1970)

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p80-96.id205

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Grupos Escolares

Resumo

A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as práticas educativas no ensino da matemática nos anos iniciais da escolarização no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas - GEDRS (1960-1970). Para tanto, o trabalho aborda o processo de criação e implantação dos Grupos Escolares primeiramente no Brasil, iniciando em São Paulo, e em seguida enfatizando sua propagação pelo Estado do Pará. Tratamos também sobre a institucionalização do GEDRS na cidade Cametá/PA e suas influências educacionais na região do Baixo Tocantins. Logo após, realizamos uma exposição das memórias de educadores do GEDRS que fizeram parte do contexto educacional compreendido entre 1960 e 1970, onde relataram suas vivências quanto ao ensino da matemática. E por fim, concluímos o trabalho com algumas considerações observadas, tanto com o decorrer da pesquisa quanto aspectos relacionados com as descrições das memórias dos personagens do GEDRS, observando que em Cametá o cenário educacional não acompanhou o desenvolvimento educacional retratado no contexto nacional vigente.

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Referências

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2019-12-27
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Como Citar

CARVALHO MOIA, Romulo Everton de; PESSOA CHAVES ROCHA, Maria Lúcia; SANTOS BARROS, Osvaldo dos. o ensino da matemática: memórias de educadores do grupo escolar dom romualdo de seixas (1960-1970). REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 32, p. 80–96, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p80-96.id205. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/154. Acesso em: 29 abr. 2024.

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