o crephimat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em historia da matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210

Palavras-chave:

CREPHIMat, História da Matemática, Dissertações e teses, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo se tem como objetivo apresentar aos professores o Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat. Trata-se de um ambiente virtual que é a materialização de um dos objetivos do projeto de pesquisa intitulado: História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira entre 1990 a 2017, financiado pelo CNPq. Destaque-se que o CREPHIMat reúne um acervo de aproximadamente 2100 arquivos referentes à História da Matemática, distribuídos em produções acadêmicas como: teses e dissertações, anais de congressos, artigos, livros de minicursos produzidos pela SBHMat para os SNHM, por nós catalogados e organizados sistematicamente. Dado a grande quantidade de materiais, o ambiente oferece um roteiro para que os professores se familiarizem com as informações, de modo que possam localizar as produções adequados para apoiar suas ações pedagógicas na sala de aula quando ensinam algum conteúdo da matemática em especifico. Nossa intenção é que os professores se utilizem do CREPHIMat de forma profícua, pelo fato que a materialização deste espaço virtual foi pensada para que eles possam se apoiar para exercitar um ensino da matemática com apoio das informações históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARROS, R.; MENDES, I. A. Descrição dos conteúdos de ensino superior presentes nas teses em história e epistemologia da matemática (1990-2010). Revista COCAR, v. 13, p. 399-420, 2019.

BARROS, R.; MENDES, I. A. Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. Principia (João Pessoa), v. 37, p. 139-150, 2017. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p139-150

CASTILLO, L. A.; PIRES, L. S.; SILVA, L. Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat: um meio para a difusão e disseminação da história da matemática no brasil. In: COSTA, A.; MATOS, F.; SILVA, R. (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Anais..., p. 292-303, Belém: SBEM-PA, 2019.

MENDES, I. A. Uma radiografia dos textos publicados nos Anais dos SNHM. 11 Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, p. 1–11. Niterói: SBHC, 2008.

MENDES, I. A. Pesquisas em história da Educação Matemática no Brasil em três dimensões. Quipu, v. 14, n. 1, p. 69–92. 2012

MENDES, I. A. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MENDES, I. A.; GONCALVES, F. D. S. História da Educação Matemática no Brasil: abordagens que emergem das dissertações e teses defendidas entre 1990 e 2010. In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal/RN. Anais do XI Seminário Nacional de História da Matemática, Anais..., p. 1-14, 2015.

MENDES, I. A. História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais epistemológicas e pesquisas (1a ed.). São Paulo: Livraria da Física/SBHMat, 2015.

MENDES, I. A. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 - 2017). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

MENDES, I. A. Flashes e Imagens das Produções nas Pesquisas em História da Matemática no Brasil: um cenário tecido em três décadas. In: COSTA, A.; MATOS, F.; SILVA, R. (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Anais..., Belém: SBEM-PA, 2019.

MARQUES, R.; MENDES, I. A.; SILVA NETO, B. História da geometria analítica nas dissertações de Mestrado produzidas no Brasil. In: COSTA, A.; MATOS, F.; SILVA, R. (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Anais..., p. 615-627, Belém: SBEM-PA, 2019.

PIRES, L. S.; MENDES, I. A. História para o ensino do sistema de numeração decimal em

Teses e dissertações. In: COSTA, A.; MATOS, F.; SILVA, R. (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Anais..., p. 661-672, Belém: SBEM-PA, 2019.

SILVA NETO, B.; MARQUES, R.; CASTILLO, L. A. Instrumentos antigos no ensino de matemática: Contribuições de dissertações em história da matemática. In: COSTA, A.; MATOS, F.; SILVA, R. (Org.). XII Encontro Paraense de Educação Matemática, Anais..., p. 695-707, Belém: SBEM-PA, 2019

Downloads

Publicado

2019-12-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 218
  • PDF downloads: 69

Como Citar

CASTILLO BRACHO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. o crephimat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em historia da matemática. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 32, p. 163–176, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/159. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>