Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211

Palavras-chave:

História da Matemática, História da Geometria, Ensino de geometria analítica

Resumo

O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi de analisar as produções de história da geometria analítica nos livros de minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM), entre os anos de 2001-2017, a fim de sugerir como essas produções podem servir de apoio conceitual e didático ao professores nas aulas de matemática para o ensino médio e ou superior. Durante a pesquisa investigamos os 101 livros de minicursos publicados, onde foi identificadas propostas para subsidiar o ensino de matemática, a formação inicial e continuada de professores de matemática todos os níveis de ensino, assim os potenciais dessas produções para estabelecer relações entre conteúdos e métodos de ensino, para o uso em sala de aula. A pesquisa realizada centrou-se inicialmente no levantamento, classificação, e catalogação dos 101 livros identificados. Em todos os livros procuro identificar as seguintes dimensões temáticas das pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Educação Matemática (HEdM) e História para o Ensino de Matemática (HEnM), para analisar as produções centradas na temática de história da geometria analítica. Os resultados obtidos indicam que seis pesquisas apresentam seja implicitamente ou explicitamente potenciais para o ensino de geometria analítica de acordo com objetivo proposto para investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Érico. Ontologia e representação matemática em Descartes a construção de figuras na geometria analítica. Belém – PA, SBHMat (preprint), 2009.

BONGIOVANNI, Vincenzo. Uma Incursão em alguns tópicos da história da Geometria. Belém – PA, SBHMat (preprint), 2009.

CAVALARI, M. F. MARTINS. C. R. P. Uma introdução para o estudo histórico da Geometria Analítica Plana. Aracajú – SE, SBHMat (preprint)¸2011.

GREBOT, Guy. Introdução às Cônicas. Brasília – DF, SBHMat (preprint). 2005.

MENDES, Iran Abreu. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Relatório de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014

MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para sala de aula. Revista COCAR. Belém. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Pará. Ed. Especial, n3, p.145- 166 – Jan/Jul.2017.

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

NOBRE, Sérgio. Introdução Histórica às Geometrias Não – Euclidianas: uma Proposta Pedagógicas. Belém – PA, SBHMat (preprint), 2009.

TRIVIZOLI, Lucieli M., MARIOTTO, Rachel. O Problema de Apolônio: panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico. Aracajú – SE, SBHMat (preprint)¸2011.

NOBRE, Sergio Roberto. Ubiratan D’Ambrosio e o movimento científico e institucional da história da matemática no Brasil. In: VALENTE, Wagner (Org.). Ubiratan D’ Ambrosio: Conversas - Memórias - Vida Acadêmica - Orientandos - Educação Matemática - Etnomatemática - História da Matemática - Inventário Sumário do Arquivo Pessoal. São Paulo: Annablume, 2007

MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. SBHMat, Belém-PA. 2016

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: proposta e desafios. 1ed. 2° reim. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Coleção tendência em educação matemática).

Downloads

Publicado

2019-12-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 84
  • PDF downloads: 36

Como Citar

SANTOS MARQUES, Rubens Matheus dos. Geometria Analítica Nos Livros De Minicursos Dos Snhm: Possibilidades Didáticas Para O Ensino. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 32, p. 177–192, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/160. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.