Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo

Autores

  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Niedja Pereira Martins Universidade de Lisboa
  • Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco
  • Tamires Nogueira de Queiroz Faculdade Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação do Campo, Recursos para ensinar Matemática

Resumo

A implantação da Educação do Campo no Brasil foi resultado de muitas lutas pela melhoria das condições de vida das populações campesinas. Todavia, há ainda muitos desafios, entre os quais o desenvolvimento de conteúdos curriculares que considerem as especificidades do Campo. Este artigo problematiza, no âmbito da Educação Matemática, o conceito de recurso, bem como discute aspectos do acesso e uso de recursos no ensino de Matemática a partir dos resultados de uma pesquisa com professores de escolas do Campo de uma rede municipal de Pernambuco. Os participantes, num total de 104, responderam a um questionário semiaberto composto por 23 questões. O artigo apresenta a análise das respostas referentes ao acesso e à utilização de recursos. Os professores participantes reconhecem uma variedade de recursos para o ensino da Matemática nos anos iniciais e consideram importante utilizá-los em sala de aula. Contudo, suas respostas apontam para a necessidade de ampliar suas percepções sobre recursos no ensino da Matemática em contexto de Educação do Campo, de maneira  que,  além  da  dimensão  material,  também  sejam  valorizadas  as  dimensões  culturais  e humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

LIMA, I. O ensino de matemática e os livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo. CARVALHO, G. T.; MARTINS, M. F. A. (Org.). Livro Didático e Educação do Campo. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014.

MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Em Aberto, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2015.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Escola do Campo. In: CALDART, R. S. et al. (Org.). Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão Popular, 2012.

OLIVEIRA, L. M. T.; CAMPOS, M. Educação Básica do Campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão Popular, 2012.

SOLOMON, Y. Mathematical literacy: developing identities of inclusion. London: Routledge, 2009.

VIEIRA, C. T. Potenciar a utilização de recursos no ensino e aprendizagem da matemática a partir da reflexão sobre a ação. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, UFSC, v. 4. n.1, p. 39-52, 2009.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WANDERLEY, M. N. A ruralidade no Brasil moderno. Por un pacto social pelo desen- volvimento rural. In: GIARRACCA, N. ¿Una nueva ruralidad en América Latina? Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2001.

Downloads

Publicado

2017-08-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • PDF downloads: 41

Como Citar

FERREIRA MONTEIRO, Carlos Eduardo; PEREIRA MARTINS, Maria Niedja; TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO, Liliane Maria; NOGUEIRA DE QUEIROZ , Tamires. Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 25, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/243. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos