Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo

Autores

  • José Roberto Linhares de Mattos Universidade Federal Fluminense
  • Josélio Rodrigues Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Atividade rural, Educação do campo, Etnomatemática

Resumo

As atividades de produção rural muito têm impactado o ambiente e ações educativas podem ajudar a minimizar  esse  cenário.  Neste  sentido,  foram  desenvolvidas  algumas  práticas  educativas  de matemática, com estudantes de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Foram estudadas possibilidades de redução de impactos ambientais causados por atividades rurais a partir do conhecimento matemático, por meio de práticas desenvolvidas no contexto de vida dos estudantes, filhos de pequenos produtores do sudeste  do  Estado  do  Pará.  Para  isto,  foram  realizadas  algumas  atividades  em  um  Sistema Agroflorestal, tais como grupos de discussões, construção de maquetes e produção de relatórios. Os resultados apontam para uma melhor compreensão dos conteúdos de matemática, por parte dos estudantes, quando se estuda a realidade vivenciada por eles, bem como a importância da articulação dos conteúdos de matemática com as demais áreas, na busca de alternativas sustentáveis que reduzam impactos ambientais nas atividades do campo.

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Publicado

2017-08-17
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Como Citar

LINHARES DE MATTOS, José Roberto; RODRIGUES RAMOS, Josélio. Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 25, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/244. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos