Educação do Campo: dialogando com professores formadores da área de Educação Matemática

Autores

  • Maluza Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Liane Teresinha Wendling Roos Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Educação, Educação Matemática, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a interação dialógica da Educação Matemática com os saberes do campo nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo em instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Este texto apresenta um recorte de pesquisa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Maria da primeira autora, em fase de conclusão, tendo como sujeitos os professores formadores do componente curricular voltado à Matemática  de três instituições que ofertam a Licenciatura em Educação do Campo, uma modalidade de formação vinculada a uma história de luta pela terra, moldada na valorização da vivência de homens e mulheres do campo, com intenção de superar a fragmentação do conhecimento. O estudo tem aporte teórico- metodológico na teoria dialógica de Bakhtin, que discorre sobre os conceitos de dialogismo, alteridade e ato responsável. Teceram-se muitos diálogos, neste período, em que os enunciados dos professores formadores apontam que, a partir das relações dialógicas com os demais interlocutores da Educação do Campo,  estão  consolidando  um  curso  de  licenciatura  com  muitas  peculiaridades,  um  processo formativo preconizado pela interdisciplinaridade em articulação com o campo.

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Publicado

2017-08-17
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Como Citar

GONÇALVES DOS SANTOS, Maluza; WENDLING ROOS, Liane Teresinha. Educação do Campo: dialogando com professores formadores da área de Educação Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 25, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/246. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

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