Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones

Autores

  • Maurício Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Matemática, Cyberformação, Educação do Campo, Smartphones

Resumo

Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os  smartphones  permitem  a  comunicação  entre  sujeitos  em  diferentes  locais  a  todo  instante (mobilidade),  de  forma  a  vislumbrarmos  grandes potencialidades  de  formação  de  professores  da Educação  do  Campo,  a  partir  do  que  entendemos  ser  a  Cyberformação. Assim,  investigamos  o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em  que  os  licenciandos  se  encontram.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-08-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 75
  • PDF downloads: 43

Como Citar

ROSA, Maurício. Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 25, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/248. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos