Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes

Autores

  • Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andréia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Fotografia, Ensino de Matemática, Educação do Campo

Resumo

Este  artigo  apresenta  um recorte  da  dissertação  Potencialidades  da  fotografia  para  o  ensino de geometria e proporção em uma escola do campo defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Descrevemos e analisamos uma sequência de atividades que envolvem a produção e manuseio de fotografias, por estudantes de uma escola do campo, e o estudo de conceito matemáticos envolvidos nas atividades. Participaram da pesquisa 11 estudantes que cursavam o oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, localizada no município de Herveiras (RS). Por meio das fotografias produzidas foi possível identificar elementos da vida desses estudantes e refletir sobre os modos como se percebem e percebem o lugar onde moram, a escola e as práticas cotidianas. A análise permitiu evidenciar que a sequência de atividades com fotografias contribuiu, dentre outros aspectos, para a construção de um outro olhar sobre a fotografia, seja na percepção da presença da geometria, como no processo de elaboração do conceito de proporcionalidade. As fotografias possibilitaram diferentes  registros  do  cotidiano  e  potencializaram a  aprendizagem da  matemática escolar por meio de uma prática pedagógica que valorizou a cultura local e a integração entre conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-08-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 82
  • PDF downloads: 69

Como Citar

FONTOURA DA SILVA FRANTZ, Débora de Sales; DALCIN, Andréia. Fotografia e Matemática em uma escola do campo: ampliando olhares, construindo saberes. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 25, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/249. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos