CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Lênio Fernandes Levy Universidade Federal do Pará
  • Isabela Furtado de Oliveira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Contexto amazônico, Saberes docentes, Saberes matemáticos, Escola pública

Resumo

O presente trabalho focaliza práticas docentes levadas a efeito em uma escola pública estadual localizada no bairro de São Brás, em Belém, Pará, no período de outubro a dezembro de 2013. Foram analisadas duas turmas compostas por alunos do 5.º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Observou-se se as professoras das turmas citadas utilizavam em suas aulas de Matemática aspectos da cultura amazônica e/ou se elas deixavam que esses aspectos, de alguma forma, transparecessem em  suas  dinâmicas  pedagógicas.  O  objetivo  de  investigação  foi  analisar  que  repercussões  o contexto amazônico exerce na constituição de saberes matemáticos e de saberes pedagógicos do conteúdo expressos por tais professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia científica e tecnológica. Módulo 4 – Método Científico. 2009. Disponível em: <http://www.dsce.fee.unicamp.br/>. Acesso em: 03 de dezembro de 2013.

LUCENA, Isabel; BRITO, Maria Augusta R. Barros. Minicurso: Etnomatemática nas séries iniciais. Anais do IV Encontro Paraense de Educação Matemática - IV EPAEM

– Tema "Educação Matemática: Formação de Professores e Inclusão Social", Categoria

"Minicursos" (MC02), Belém, PA, 2006. Disponível em:

<http://www.ufpa.br/npadc/gemaz/artigospubli.htm>. Acesso em: 13 de dezembro de

Downloads

Publicado

2016-03-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 137
  • PDF downloads: 53

Como Citar

FERNANDES LEVY, Lênio; FURTADO DE OLIVEIRA, Isabela. CONTEXTO AMAZÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA AMAZÔNIA LEGAL. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 19, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/298. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)