REFLEXÕES ACERCA DO USO DE JOGOS E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Gerson Ribeiro Bacury Universidade Federal do Amazonas
  • Elisângela Aparecida Pereira de Melo Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Formação de estudantes e professores indígenas, Uso de Jogos, Pinturas Corporais, Práticas socioculturais, Ensino e aprendizagens das matemáticas

Resumo

Este artigo resulta das experiências formativas com estudantes e professores indígenas, no ensino de Matemática, nas universidades federais dos estados do Amazonas e Tocantins, no qual a questão de pesquisa consiste: Em que termos o uso de jogos e práticas socioculturais repercutem ações mobilizadoras na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática? Para tanto, objetivamos investigar o uso de jogos e práticas socioculturais na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática. O texto foi estruturado em três seções: a primeira, introdutória, aborda um panorama acerca do ensino de Matemática nas escolas indígenas; a segunda, situa a formação dos professores indígenas nos estados do Amazonas e Tocantins; por fim, apresentamos as práticas matemáticas formativas com os indígenas, enfatizando o uso de jogos e as pinturas corporais x práticas socioculturais. Quanto aos resultados alcançados, refletimos acerca do ensino e aprendizagem das matemáticas na formação de estudantes e professores indígenas por meio do uso de jogos e pinturas corporais relacionadas às práticas socioculturais dos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

SILVA, R. H. D. da. Afinal quem educa os educadores indígenas? In: GOMES, N. L; SILVA, P. B. G. (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (Coleção Trajetória).

STUANI, G. U. A construção curricular crítica no ensino de ciências naturais e suas implicações na prática docente. (194 f). Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010.

WENGER, E. Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidad. Barcelona: Editorial Paidós, 2001.

Downloads

Publicado

2016-03-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 103
  • PDF downloads: 33

Como Citar

RIBEIRO BACURY, Gerson; PEREIRA DE MELO , Elisângela Aparecida. REFLEXÕES ACERCA DO USO DE JOGOS E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 19, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/302. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)