MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO

Autores

  • Rosana Maria Luvezute Kripka Universidade de Passo Fundo
  • Maria Salett Biembengut Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lori Viali Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

TIC, Modelagem Matemática, Educação Matemática

Resumo

Neste   artigo   apresenta-se   uma   pesquisa   teórica   cujo   objetivo   foi   identificar   possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem.

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Publicado

2014-11-05
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Como Citar

LUVEZUTE KRIPKA, Rosana Maria; BIEMBENGUT , Maria Salett; MACHADO DE LARA , Isabel Cristina; VIALI , Lori; LAHM , Regis Alexandre. MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO. REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 17, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

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