UMA ANÁLISE DO USO DA CRIPTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Beatriz Fernandes Litoldo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Henrique Lazari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Educação Matemática, Livro Didático, Criptografia, Ensino Médio

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma análise dos Livros Didáticos selecionados pelo PNLD 2012 acerca da inserção do tema Criptografia nos conceitos matemáticos do Ensino Médio, verificando se este tema é abordado, como é feita essa abordagem e em que conceitos matemáticos ele é utilizado. Tal análise se deu a partir de uma leitura dos livros das coleções, dando mais atenção aos conteúdos de álgebra. O tema foi encontrado em duas das cinco coleções analisadas, sendo utilizado como uma aplicação da teoria abordada em seções como Saiba Mais e Contexto. Este artigo ao estudar um tipo de aplicação utilizada em livros didáticos, visa possibilitar que projetos de modelagem sejam desenvolvidos, utilizando a Criptografia e conceitos matemáticos associados.

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Publicado

2014-11-05
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Como Citar

FERNANDES LITOLDO, Beatriz; LAZARI, Henrique. UMA ANÁLISE DO USO DA CRIPTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 17, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/318. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos