A EDUCAçãO MATEMÁTICA E MODERNIDADE: CONTRIBUTOS PARA UM DEBATE

Autores

  • José Manuel Matos Faculdade de Ciências e Tecnologia

Palavras-chave:

História, Modernidade, Educação, Educação Matemática

Resumo

A modernidade começa a concretizar-se em Portugal a partir da segunda metade do século XVIII, aprofunda-se a partir de 1820 e ecoa até ao século XX. A escola vai estar sempre presente no projeto modernista e neste texto tenta- se compreender como a matemática escolar “moderna” se foi constituindo em Portugal a partir do século XVIII. Três eixos são considerados: a consolidação no século XIX de um sistema de ensino secundário, com as suas instituições, valores, profissionais especializados e disciplinas escolares; a mudança das representações e práticas educativas desencadeada pela corrente da Escola Nova; e o movimento da Matemática Moderna que ocorre a partir de meados do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-04-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 136
  • PDF downloads: 59

Como Citar

MATOS, José Manuel. A EDUCAçãO MATEMÁTICA E MODERNIDADE: CONTRIBUTOS PARA UM DEBATE. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 12, p. 120–135, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/360. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos