A investigação histórica na formação de professores de Matemática

Autores

  • Odenise Maria Bezerra
  • Sônia Maria Cavalcanti da Rocha

Resumo

Este trabalho relata três experiências centradas na investigação histórica em sala de aula na disciplina Fundamentos Epistemológicos da Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nossa finalidade foi avaliar uma proposta docente na qual foi adotada uma metodologia que enfatizou o uso da investigação de textos em história da matemática tendo em vista a aprendizagem e/ou ressignificação dos fundamentos histórico-epistemológicos de três tópicos matemáticos por alunos da licenciatura em matemática. Esses tópicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina e, devido ser considerados importantes para a matemática abordada no ensino fundamental e médio, optou-se pelos seguintes: conjuntos numéricos, equações e funções. No desenvolvimento da experiência  foram  considerados  apenas  alguns  aspectos  sobre  os  tópicos  já citados, conforme a carga horária disponível para o avanço das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2008-08-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 30
  • PDF downloads: 20

Como Citar

MARIA BEZERRA, Odenise; CAVALCANTI DA ROCHA, Sônia Maria. A investigação histórica na formação de professores de Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 3, n. 4, p. 13–20, 2008. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/410. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos