Uma História sobre o livro didático no Brasil

Autores

  • Rita de Cássia Fundão Reis Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A origem da Matemática escolar e do uso do livro didático de Matemática ocorreu a partir do século XVIII, com o início das aulas de artilharia e fortificação. Os  dois  primeiros  foram  Exame  de  Artilheiros  (1744)  e  Exame  de  Bombeiros (1748), de Alpoim. Nestas obras de Alpoim, a Matemática ensinada está vinculada à  necessidade  prática  imediata  dos  seus  alunos,  artilheiros  e  atiradores  de bombas, contendo informações de como “fazer”, dentro de suas respectivas atividades militares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2007-04-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • PDF downloads: 36

Como Citar

FUNDÃO REIS, Rita de Cássia. Uma História sobre o livro didático no Brasil. REMATEC, [s. l.], v. 2, n. 3, p. 15–17, 2007. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/416. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos