Elementos contextuais do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes a partir do tratado de navegação De arte atque ratione navigandi

Autores

Palavras-chave:

Instrumento jacente no plano, De arte atque ratione navigandi, Pedro Nunes

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa que busca construir interfaces entre a história e o ensino da matemática, a partir do processo de fabricação e uso de instrumentos matemáticos. Nessa direção, propõe-se apresentar elementos contextuais do instrumento nomeado jacente no plano a partir do tratado De arte atque ratione navigandi, de Pedro Nunes (1502-1578), publicado em 1573. Assim, notou-se que o jacente no plano é mencionado apenas uma vez no texto, direcionado a instruções para sua construção e uso, associado à determinação da latitude. Outro ponto é a concepção teórica do instrumento, pois não foram encontradas réplicas em museus e figuras em obras da época, apenas esquemas matemáticos.

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Biografia do Autor

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019), especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019). Possui experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE)

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

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Publicado

2020-07-31
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Como Citar

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Elementos contextuais do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes a partir do tratado de navegação De arte atque ratione navigandi. REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 212–229, 2020. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/445. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos