Análise das Abordagens de Ensino de Geometria Baseadas na Teoria da Objetivação: Revisão Bibliográfica
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024004.id689Palavras-chave:
Ensino, Procedimentos, AprendizagemResumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma análise crítico-reflexiva dos métodos de ensino em pesquisas que investigaram conceitos geométricos, fundamentadas na Teoria da Objetivação. A pesquisa busca responder à questão: quais estratégias de ensino são utilizados para ensinar Geometria sob essa teoria? Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa realizada na Base de Dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES, abrangendo o período de 2013 a 2023. A análise enfocou métodos, estratégias e atividades para o ensino de Geometria. Os resultados revelaram que os softwares, como Geogebra e geometria dinâmica, foram amplamente utilizados para executar as atividades. As estratégias de ensino envolveram vivências do público participante, além de abordar conceitos da Teoria da Objetivação, como o labor conjunto e a ética comunitária. Este estudo contribui para o aprimoramento das estratégias de ensino de Geometria e para a formação de professores de Matemática, fortalecendo suas práticas coletivas.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018, 600p.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília, 1997. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12640>. Acesso em: 15 de out. 2023.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 3 jan. 2024.
GUTIERREZ ARAUJO, Rafael Enrique. Resolução, análise e elaboração de tarefas investigativas de geometria dinâmica : Estudo de saberes na formação de professores. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do ABC, Programa
de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Santo André, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122211. Acesso em 13 dez. 2023.
JACQUES, Siméia Tussi et al. Constituição de zona de desenvolvimento proximal na aprendizagem de conceitos geométricos em alunos de anos iniciais tendo o geogebra como instrumento mediador. 2015. 148 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. RS, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6759.
JUSTINO, Pedro Justino. Ensino e aprendizagem de Geometria na perspectiva da teoria de Objetivação. 2022. 156 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50127. Acesso em: 15 dez. 2023.
LORENZATO, S. (Org.). Aprender e ensinar geometria. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015.
MARTINS, Emanuel Vieira. Ornamentos no Islã Medieval: aprendendo conceitos da geometria à luz da teoria da objetivação. 2020. 199 f. Dissertação de Mestrado-- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Natal, 2020. Disponível em:
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência & Educação, Porto Alegre - RS, v. 9, n. 2, p. 191-211, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; RADFORD, L. Questões em torno da Teoria da Objetivação. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, MG, v.2, n.1, p.251-272, jan./abr. 2018.
PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves. A Teoria da Objetivação e o desenvolvimento da orientação espacial no ensino-aprendizagem de geometria. 2019. 209 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática. Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29055.
PAZUCH, V.; RIBEIRO, A. J. Conhecimento profissional de professores de matemática e o
conceito de função: uma revisão de literatura. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n.1, p. 465-496, abr.2017.
PEREIRA, Lucas Rodrigues. Práticas de Ensino em Geometria Plana. 171f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni/MG, 2017.
RADFORD, Luis. Elementos de una teoria cultural de la objetivación. Revista Latinoamericana de Investigación Em Matemática Educativa, p. 103-129, número especial, 2006.
RADFORD, L. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação
matemática. In V. Dias Moretti & W. Lima Cedro, Educação Matemática e a teoria históri-
co-cultural (p. 229-261). Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2017.
RADFORD, L. On the Epistemology of the Theory of Objectifification. In U. T. Jankvist, M. V. D. Heuvel-Panhuizen, & M. Veldhuis (Eds.), Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11, February 6 – 10, 2019) (p. 3062-3069). Utrecht, the Netherlands: ERME.
RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática / Luis Radford; tradução de Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
RADFORD, L. (2021). Las Etnomatemáticasen la Encrucijada de la Descolonización y la Recolonización de Saberes. Revista Latinoamericana de Etnomatemática,14 (2), 1-31 DOI: https://doi.org/10.22267/relatem.21142.82
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e
Fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021
VIEIRA, N. S. O. A formação matemática do pedagogo: reflexões sobre o ensino de geometria. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5279837. Acesso em: 8 jan. 2024.
VERONA, V.A.; LOPES, M.R.M. Aplicação da Geometria Espacial em Ambientes
Diversos. Arquivos da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pdf. Acesso em: 20, mar. 2024.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 121
- PDF downloads: 59