Análise das Abordagens de Ensino de Geometria Baseadas na Teoria da Objetivação: Revisão Bibliográfica

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024004.id689

Palavras-chave:

Ensino, Procedimentos, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma análise crítico-reflexiva dos métodos de ensino em pesquisas que investigaram conceitos geométricos, fundamentadas na Teoria da Objetivação. A pesquisa busca responder à questão: quais estratégias de ensino são utilizados para ensinar Geometria sob essa teoria? Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa realizada na Base de Dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES, abrangendo o período de 2013 a 2023. A análise enfocou métodos, estratégias e atividades para o ensino de Geometria. Os resultados revelaram que os softwares, como Geogebra e geometria dinâmica, foram amplamente utilizados para executar as atividades. As estratégias de ensino envolveram vivências do público participante, além de abordar conceitos da Teoria da Objetivação, como o labor conjunto e a ética comunitária. Este estudo contribui para o aprimoramento das estratégias de ensino de Geometria e para a formação de professores de Matemática, fortalecendo suas práticas coletivas.

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Biografia do Autor

Leide Maria Leão Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN. Professora, Universidade Federal do Amazonas: Manaus (UFAM) , Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Joaquim Eduardo de Farias, nº 209, Condomínio Sunset, ap  603,  Torre B, Ponta Negra, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59091-130.

Ana Patricia Moreira Santiago, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer ( SEEC), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Capitão Mor Gouveia, 1135, apartamento 2002 H, Nossa Senhora de Nazaré, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59060-400.

Alisson Gardenio Augusto Santiago, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre, World University Ecumenical, Mestre/Ciências da Educação. Professor, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer ( SEEC), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Capitão Mor Gouveia, 1135, apartamento 2002 H, Nossa Senhora de Nazaré, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59060-400.

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Publicado

2024-12-26
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Como Citar

LOPES, Leide Maria Leão; SANTIAGO, Ana Patricia Moreira; SANTIAGO, Alisson Gardenio Augusto. Análise das Abordagens de Ensino de Geometria Baseadas na Teoria da Objetivação: Revisão Bibliográfica. REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024004, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024004.id689. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/689. Acesso em: 1 maio. 2025.