ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Palabras clave:
Entrevista Compreensiva, Método de Pesquisa, Formação de Professores, Ensino de MatemáticaResumen
Esse artigo apresenta subsídios à reflexão da Entrevista Compreensiva, enquanto método de pesquisa utilizado na área da Educação Matemática. Essa discussão parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, que objetivou compreender, a partir do discurso de cinco professores de Matemática, que lecionavam em uma instituição pública de ensino, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido era refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática. Para tal, apresentaremos os aportes teórico-metodológicos da Entrevista Compreensiva, bem como as etapas que compreenderam a referida pesquisa.
Descargas
Métricas
Citas
PONTE, João Pedro da; MATOS, José Manuel; ABRANTES, Paulo. Investigação em educação matemática: implicações curriculares. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.
SANTOS, L. L. de C. P. Formação do professor e pedagogia crítica. In: FAZENDA, I (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.
SILVA, R. de F. e. A entrevista compreensiva. Texto utilizado para discussão no Seminário: Análise Compreensiva do Discurso realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, DEPEd, UFRN com base em tradução livre do livro de Jean Claude Kaufmann,. L’entretien comprehensive. Paris: Nathan, 1996. Natal: UFRN, 2005.
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 256
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 204