O lugar da filosofia Matemática de Manoel Amoroso Costa

Autores/as

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p106-118.id439

Palabras clave:

filosofia Matemática, Amoroso Costa, Epistemologia, princípios filosóficos

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar um lugar na cartografia da filosofia Matemática onde seja possível situar as matrizes filosóficas por meio das quais o matemático brasileiro Manoel Amoroso Costa construiu seus argumentos para nos apresentar suas ideias fundamentais da Matemática nas primeiras décadas do século XX. Essas ideias permanecem em movimento nas discussões relacionadas aos fundamentos epistemológicos da Matemática em disciplinas da formação e professores e Matemática, bem como em estudos situados em cursos de pós-graduação em Educação Matemática, especialmente nos campos da história e filosofia da Matemática em suas relações com o ensino. A partir de uma pesquisa bibliográfica fundamentada na análise de conteúdo, evidencio a multiplicidade de princípios filosóficos da composição diversificada de reflexões anunciadas por Amoroso Costa em seu livro As ideias fundamentais da Matemática e outros ensaios, publicado originalmente em 1929, após seu falecimento, ocorrido em dezembro de 1928.

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Biografía del autor/a

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Citas

CHALMERS, A. F. O Que é Ciência afinal? Tradução por Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993. 225p. Tradução de What is this thing called Science?

COSTA, M. A. As Idéias fundamentais da Matemática e outros ensaios. Editorial Grijalbo Ltda. São Paulo: EDUSP, 1971. 330p.

HARRÉ, Rom. As filosofias da ciência. Tradução Ligia Guterres. Lisboa: edições 20, 1988. (Série O saber da filosofia, 23).

SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993. (coleção Magistério)

Publicado

2022-08-31
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Cómo citar

MENDES, Iran Abreu. O lugar da filosofia Matemática de Manoel Amoroso Costa. REMATEC, Belém, vol. 17, n.º 41, p. 106–118, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p106-118.id439. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/439. Acesso em: 29 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos

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