Possibilidades de pesquisa entre História da Matemática e Teoria da Objetivação: um relato a partir do I EBTO
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024018.id711Palabras clave:
Historiografia, Pesquisa em história da matemática, Teoria da objetivaçãoResumen
Neste texto apresentamos um relato das apresentações e reflexões ocorridas na Mesa Redonda 2 do I Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação (I EBTO) a partir das falas dos três pesquisadores convidados e da discussão realizada com o público presente. A temática abordada buscou relacionar a pesquisa em história da matemática com a teoria da objetivação, evidenciando possibilidades de pesquisa a partir dessas duas áreas de investigação. Como resultado destacamos que os estudos que emergem dessa temática podem trazer contribuições para o pesquisador na medida em que proporcionam uma nova postura historiográfica, fundamentada em conceitos como dialética, atividade, pensamento matemático e os sistemas semióticos de significação cultural, por exemplo.
Descargas
Métricas
Citas
ILYENKOV, Edvald Vasilievich. The Dialectics of the Abstract and the Concrete in Marx’s Capital. Progress Publishers, 1982.
MARTINS, Juliana. História da Matemática e Teoria da Objetivação: delineamento de problemáticas de pesquisa. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, UFPB, João Pessoa, novembro de 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xiiepbem/743258-historia-da-matematica-e-teoria-da-objetivacao--delineamento-de-problematicas-de-pesquisa/. Acesso em: 02.04.2024.
MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete Barbosa. Apresentação. In: RADFORD, Luis. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. Morey Bernadete, Mendes Iran (Org.). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
NASCIMENTO, Valdenize Lopes do; MOREY, Bernadete Barbosa. O papel da História da Matemática na Educação Matemática sob a ótica da Teoria da Objetivação. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 13ª ed., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: Arena Pantanal, 2019. (s. p) Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/anais/enem. Acesso em: 24 dez. 2024.
NASCIMENTO, Valdenize Lopes do; MOREY, Bernadete Barbosa. História da Matemática na Educação Matemática: a importância de explicar posições teóricas. PARADIGMA, Maracay, v. XLI, v.1 Extra, p. 180–196, 2020. Disponível em: https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/837. Acesso em: 24 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p180-196.id837
NASCIMENTO, Valdenize Lopes do. O entrelaçamento entre a História da Matemática e a Teoria da Objetivação: contribuições para a formação do cidadão do século XXI. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito. (org.). Investigações científicas envolvendo a história da matemática sob o olhar da pluralidade. Curitiba: CRV, 2021. p. 35-45. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35982-investigacoes-cientificas-envolvendo-a-historia-da-matematica-sob-o-olhar-da-pluralidade?srsltid=AfmBOoqGXoi560n_0ftb8ON5H98k01607HeRtTqEU9WbtdhRDYaRVkO0. Acesso em: 24 dez. 2024.
NASCIMENTO, Valdenize Lopes do; MOREY, Bernadete Barbosa. Processos de Subjetivação em torno da escrita da obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti. REMATEC, Belém (PA), v. 16, n. 39, p. 185-205, Set-Dez, 2021. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/31. Acesso em: 24 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p185-205.id494
NASCIMENTO, Valdenize Lopes do. A Dialética entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum (1450) e seu contexto social, histórico e cultural: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Objetivação. 2022. Tese de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58241. Acesso em: 24 dez. 2024.
NASCIMENTO, Valdenize Lopes do; MOREY, Bernadete Barbosa; RADFORD, Luis. O papel da Teoria da Objetivação na estruturação de uma investigação histórica em torno da obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum. PARADIGMA, Maracay, v. XLV, Edición Temática n. 2, e2024009, Nov., 2024. Disponível em: https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/1582. Acesso em: 24 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024009.id1582
RADFORD, Luis. Beyond Anecdote and Curiosity. The Relevance of the Historical dimension in the 21st Century Citizen’s Mathematics Education. In: Barbin, Evelyne; STEHLÍKOVÁ, Nad’a; TZANAKIS, Constantinos. (Eds.). Proceedings [...]. Prague: Vydavatelský servis, Plzeň, 2008ª, p. 163-167. Disponível em: https://luisradford.ca/publications/. Acesso em: 24 dez. 2024.
RADFORD, Luis. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. Morey Bernadete, Mendes Iran (Org.). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
RADFORD, Luis. La práctica matemática em la Guatemala colonial del siglo XVIII. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 12, n. 3, p. 3-24, 2019. Disponível em: https://luisradford.ca/publications/. Acesso em: 23 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.22267/relatem.19123.81
RADFORD, Luis. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. In: Perspectivas da Educação Matemática, pp. 547-567, Volume 8, Número Temático 18 – 2015. Campo Grande – MT.
RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: uma perspectiva vygostkiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. Tradução de MOREY, Bernadete & GOBARA, Shirley Takeco. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
RADFORD, Luis. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In: MORETTI, Vanessa Dias; CEDRO Wellington Lima (Orgs.), Educação matemática e a teoria histórico-cultural: um olhar sobre as pesquisas (pp. 229-261). Editora: Mercado das Letras, 2017.
ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.
SAITO, Fumikasu. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 138
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 48