A CONFIGURAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DA BAHIA
Palavras-chave:
Estágio curricular supervisionado, Ensino da Matemática, Licenciatura, ProfessoresResumo
Este artigo tem como objetivo discutir como se configura o estágio curricular supervisionado, a partir de uma análise nos cursos de Licenciatura em Matemática, nas instituições de ensino superior, trabalhando duas perspectivas: o estágio curricular supervisionado na formação inicial do professor de Matemática e o desenvolvimento profissional desses futuros professores. Consideramos essencial destacar o processo da formação inicial do futuro professor de Matemática que passa por profundas mudanças, devido a um conjunto de fatores impactados pela legislação, pelos novos projetos curriculares dos cursos, pelas novas demandas da sociedade, incluindo-se as expectativas das escolas em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática. Para tanto, aprofundamos o estudo da teoria para compreendermos a realidade dos cursos de licenciatura em Matemática tal como se apresenta em três instituições de ensino superior: Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Católica de Salvador e, particularmente, nos trabalhos dos professores e estudantes dessas e de outras instituições envolvidas direta e indiretamente no estudo e, principalmente, a relação com o ECS. Constatamos que, em face do estudo realizado, a situação revelada está longe de ser caracterizada como ideal. São inúmeras as dificuldades, tensões e problemas enfrentados pelos estudantes e professores no dia a dia nos cursos de formação dos professores de Matemática e nas escolas públicas. Essas mesmas deficiências foram reveladas através das análises dos diferentes documentos construídos na pesquisa, questionários, entrevistas, memoriais dos professores e relatórios.
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