O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023038.id518Palavras-chave:
Ensino, Problemas multiplicativos, Atividades Experimentais, Isomorfismo de Medidas, Sequência didáticaResumo
Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA. Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os benefícios que uma sequência didática, por meio das metodologias Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas, pode proporcionar ao ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo geral: Investigar os efeitos que uma sequência didática realizada mediante as metodologias citadas acima tem sobre a aprendizagem de problemas multiplicativos, envolvendo Isomorfismo de Medidas em uma turma do 6º ano. Foi realizada em uma escola municipal de Tucuruí/ PA com uma turma de 6º ano. A comparação dos resultados dos testes apontou aumento significativo dos acertos no pós-teste, a análise do Teste Exato de Fisher revelou influencia moderada dos fatores socioeducativa nos resultados.
Downloads
Métricas
Referências
ALMOULOUD, Saddo; COUTINHO, Cileda. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19. ANPED. Revemat: Florianópolis, 2008, v. 3, n. 1, p. 62-77. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2008v3n1p62. Acesso em: 21 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p62
ALTOÉ, Renan Oliveira. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 229p. Dissertação (mestrado) - Instituto Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Vitória/ES, 2017.
ARTIGUE, Michele; DOUADY, Régine; MORENO, Luis. Inginiería Didáctica em Educación Matemática: um esquema para la investiación y la inovación em la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamérica, 1995.
BARBOSA, Cira Naiá Campos. O ensino do princípio fundamental da contagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de atividades experimentais. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará: PPGED, 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anísio Teixeira. INEP. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educa%C3%A7ao-basica/provabrasil/edital/2015- enem.2015.pdf>. Acesso em 20 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: apresentação – guia de livros didáticos/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019.
CASTRO, Claudia A. de; CURI, Edda. Resolução de Problemas do Campo Multiplicativo com Crianças de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v 17, p. 1-18. São Paulo: RSBM, 2020. DOI: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id393
LARA, Izabel C. M. de. O uso da estrutura multiplicativa na resolução de problemas nos anos iniciais da educação básica. Revista Vidya, v. 31, n. 2, p.105-122, 2011.
LAUTERT, Síntria L.; SANTOS, Ernani M. dos. Estudantes do 1º ano ao 3º ano resolvem situações multiplicativas. In LAUTERT, Síntria L.; CASTRO-FILHO, José A.; SANTANA, Eurivalda R. dos S. (Org.). Ensinando multiplicação e divisão do 1º ao 3º ano – Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica. Coletânea Cadernos E-Mult, v. 1, p. 45-76. Itabuna -Bahia: Via Litterarum, 2017.
LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. 2. Ed. Tradução: Sergio Francisco da Costa, São Paulo: Habra, 1978.
MAGINA, S.; SANTANA, E.; CAZORLA, I. As Estruturas Multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia: um projeto de larga escala. Rev. Com a Palavra, o Professor, v. 3, n. 7, p. 33-52, 17 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v3i3.280
MAGINA, Sandra Maria Pinto; GITIRANA, Verônica; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; SPINILLO, Alina Galvão. Repensando a multiplicação e divisão: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2014.
MAGINA, Sandra Maria Pinto. A pesquisa na sala de aula de matemática das séries iniciais do ensino fundamental: Contribuições teóricas da psicologia. Educar em Revista. Curitiba/PR: Editora UFPR, 2011, p. 63-75. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000400005
MAGINA, Sandra M. P.; SANTOS, Aparecido dos. MERLINI, Vera Lucia. O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Revista Ciência e Educação, v. 20, n.2, p.517-533. Bauru/SP, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200016
MAGINA, Sandra M. P.; MERLINI, Vera L.; SANTOS, Aparecido dos. A Estrutura Multiplicativa sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Fortaleza: Anais, 2012. Disponível em:https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/mesas/3/3.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.
MAGINA, Sandra M. P.; LAUTERT, Sintria L.; SANTOS, Ernani M. dos. Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p.1-24, 2020. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/2175-623696023>. Acesso em: 20 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623696023
PREDIGER, Juliane; BERWANGER, Luana; MÖRS, Marlete Finke. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos, [S.l.], v. 1, n. 4, fev. 2013. Disponível em: <http://www.univates.com.br/revistas/index.php/destaques/article/view/39>. Acesso em: 15 out. 2022.
SÁ, Pedro Franco de. Possibilidades de Resolução de Problemas em Aula de Matemática. In: 2º Simpósio Nacional sobre Ensino e Pesquisa de Matemática no Contexto da Educação, Ciência e Tecnologia. Belém/PA: SINEPEM, 2021, p. 4-35.
SÁ, Pedro F. de; SILVA, Benedita das G.; SANTOS, Neusa de O. As operações aritméticas fundamentais ao longo da história. In: SÁ, Pedro F. de; LOPES, Adrielle C. Mendello. (Org.). Aspectos históricos da matemática elementar. Belém: CCSE-UEPA, 2018.
SÁ, Pedro F. de; ALVES, Fábio J. da C. A engenharia didática: alternativa metodológica para pesquisa em fenômenos didáticos. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde A.; TEIXEIRA, Elizabeth. (Org.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011.
SÁ, Pedro F. de; SILVA, Benedita das G. S. da. Esta questão é de vezes ou de dividir? Revista Cocar, Edição Especial n.3, p. 59 a 87 – Jan./Jul. 2017. Belém: Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA. Disponível em:. Acesso em: 10 mai. 2022.
SÁ, Pedro Franco de. Ensinando matemática através da redescoberta. Revista Traços, Belém, v. 2, n. 3, p. 77-81, 1999.
SÁ, Pedro Franco de. Atividades para o ensino de Matemática no nível fundamental. Belém: EDUEPA, 2009.
SÁ, Pedro Franco de. Os problemas envolvendo as quatro operações e a unidade do pensamento linear (Tese de Doutorado). Natal/RN: UFRGN, 2003, 214 p.
SÁ, Pedro Franco de. As atividades experimentais no ensino de matemática. REMATEC, v. 15, n. 35, p. 143-162, 5 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p143-162.id290
VIZZULA, Aline Mazza. Aprendizagem Matemática da Multiplicação e Divisão: proposta de atividades para alunos do 6º ano. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Matemática). Campos dos Goytacazes/RJ: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2020.
ZARAN, Mariana L. de O.; SANTOS, Cintia Aparecida B. Análise dos procedimentos de resolução de alunos de 5° ano em relação a problemas do grupo isomorfismo de medidas. In: Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo:Anais, 2012. Disponível em:<https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/view/458>.Acesso em: 2 mai. 2022.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 427
- PDF downloads: 221