A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p120-137.id266

Palavras-chave:

Formação de professores, Matemática, Experts, Saberes profissionais

Resumo

Na busca em tempos não tão atuais, envereda-se ao espaço ludovicense entre as duas últimas décadas do século XIX e quatro primeiras do século XX. Isto porque, neste período, os jornais e as revistas se encarregavam de apresentar o professor e autor do livro “Questões Práticas de Arithmetica” (1895), Domingos Affonso Machado, como um exemplo de profissional da educação. Neste sentido, através da presente pesquisa buscou-se investigá-lo a partir de sua história de vida e profissional, sua produção e expertise no campo educacional. O presente texto, de metodologia qualitativa, constitui uma pesquisa de abordagem documental, que utiliza fontes primárias dos arquivos da Biblioteca Pública Benedito Leite, do Arquivo Público do Estado do Maranhão e do Liceu Maranhense. Tem-se como aportes teóricos principais os estudos sócio-históricos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores suíços, os quais consideram o conjunto de saberes profissionais dos professores dos anos iniciais como uma elaboração histórica, bem como de pesquisas que mobilizam esses referenciais no âmbito da própria história da educação matemática brasileira. Acredita-se que descortinar histórias de vida e de vida profissional de professores autores de livros didáticos de matemática do século XIX, aproxima-nos do entendimento de como se constituiu a formação de professores que ensinavam matemática no local e tempo investigados – contribuindo, portanto, para compor um quadro de experts no Brasil.

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2020-08-31
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Como Citar

BARBOSA SOARES, Waléria de Jesus; GUIMARÃES, Marcos Denilson. A Expertise docente de Domingos Affonso Machado e sua obra de aritmética . REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 120–137, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p120-137.id266. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/111. Acesso em: 27 abr. 2024.

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