Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927

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DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p138-157.id267

Palavras-chave:

Emilia Truran, Experts, Saber desenho, Revista do Ensino de Minas Gerais, Reforma Francisco Campos

Resumo

Este artigo integra-se ao campo de pesquisa da História da educação matemática, e tem como objetivo analisar o fluxo dos saberes profissionais para o ensino de desenho, sistematizados pela professora mineira Emilia Truran, a partir do diálogo com a Reforma do Ensino Primário de Francisco Campos (1927). Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a História Cultural, os saberes a ensinar e para ensinar matemática e o conceito de expert em educação. As fontes históricas utilizadas foram: os artigos da professora Emilia Truran publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais em 1926; os anais do I Congresso de Instrução Primária de 1927; e também os Programas do Ensino Primário ligados à Reforma Fernando Mello Vianna (1925) e à Reforma Francisco Campos (1927). Em conclusão, caracterizamos a professora mineira Emilia Truran como uma expert para o ensino de desenho, e ainda consideramos que os saberes profissionais produzidos por esta personagem, são vistos, por um lado, referentes à formatação e conservação de diretrizes apresentadas no Programa de 1925, e por outro, se identificam novos saberes desenvolvidos por esta professora, que foram instituídos diretamente na Reforma de Francisco Campos em 1927.

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2020-08-31
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Como Citar

TÉCNICO, Robert Rene Michel Junior; ARAÚJO DE OLIVEIRA, Maria Cristina. Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 138–157, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p138-157.id267. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/112. Acesso em: 20 abr. 2024.

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