Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269

Palavras-chave:

Alda Lodi, Internacionalização, História da educação matemática

Resumo

Este artigo analisa as anotações de Alda Lodi (1929) relacionadas ao ensino de problemas matemáticos durante sua temporada no Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Nosso objetivo aqui é duplo. Por um lado, o conteúdo de suas anotações feitas em Nova Iorque e sua atuação profissional em Belo Horizonte nos ajudam a refletir sobre o processo de internacionalização do debate educacional (Matasci, 2015, 2016; Valente, 2017) no Brasil. A conexão entre seus registros como aluna e suas aulas como professora formadora são indícios das articulações entre o local e o internacional, que são parte constitutiva desse processo. Por outro lado, o exame do debate sobre o ensino de problemas matemáticos que vemos no caderno de Lodi sinaliza como os saberes da matemática escolar dialogaram com os saberes da psicologia da aprendizagem a partir de questões como a do raciocínio e da inteligência. O exame desses dois aspectos procura explorar alguns dos elementos que contribuem para a compreensão das dinâmicas de profissionalização, constituição e circulação dos saberes da matemática escolar, a partir da trajetória de Alda Lodi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Amorim, Brian. Indicações metodológicas para o ensino da Matemática presentes em livros que circularam em Minas Gerais na primeira metade do século XX: um estudo da biblioteca pessoal da Professora Alda Lodi. Dissertação (mestrado em educação), UFMG, 2018.

Bertini, Luciane; Morais, Rosilda; Pinto, Neuza; e Valente, Wagner. A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa apresentado à Fapesp, 2017.

Bertini, Luciane. Problemas. Cadernos de Trabalho II, Vol.8. São Paulo: Livraria da Física, 2018a.

Bertini, Luciane. Problemas de Aritmética Na Escola Primária No Final Do Século XIX: Aplicação, Ilustração Ou Introdução Dos Estudos? Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, vol.11, n. 1, 2018b. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p72-79

Bourdieu, Pierre. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Unesp, 2004.

Bourdoncle, Raymond. Professionnalisation, formes et dispositifs. Recherche & Formation, n.35, 2000. DOI: https://doi.org/10.3406/refor.2000.1674

Carson, John. The measure of merit: talents, intelligence and inequality in the French and American Republics.1750-1940. New Jersey: Princeton University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691187679

Clark, John & Vincent, Leona. A comparison of two methods of Arithmetic Problem Analysis. The Mathematics Teacher, v. 18, n. 4, 1925. DOI: https://doi.org/10.5951/MT.18.4.0226

Columbia University. Catalogue: 1928-1929. New York: Columbia University, 1928.

Donoghue, Eileen. Mathematics education in the United States: origins of the field and the developing of early graduate programs. In: R. Reys & J. Kilpatrick (ed.). One field, many paths: U.S. doctoral programs in mathematics education Washington, DC: American Mathematical Society/Mathematical Association of America, 2001. DOI: https://doi.org/10.1090/cbmath/009/01

Fonseca, Nelma. Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. Dissertação (mestrado em educação), UFMG, 2010.

Hofstetter, Rita e Valente, Wagner. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, 2017.

Julia, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, 2001.

Kilpatrick, Jeremy. History of Research in Mathematics Education. In: Grows, Douglas (org.). Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. New York: MacMillan Library, 1992.

Kliebard, Herbert. The struggle for the American Curriculum: 1893-1958. New York: RoutledgeFalmer, 2004. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203339985

Kulesza, Wojciech. A Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Curitiba: Appris, 2019.

Lodi, Alda. Caderno de Anotações (1929). Arquivo Pessoal de Alda Lodi. Arquivo do Museu da Escola – Ana Maria Casassanta Peixoto, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Machado, M. H. Sociologia das profissões: uma contribuição ao debate teórico. In: Profissões de saúde: uma abordagem sociológica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575416075.002

Matasci, Damiano. International Congresses of Education and the Circulation of Pedagogical Knowledge in Western Europe, 1876–1910. In: Rodogno, Davide et. all. (ed.). Shaping the transnational sphere: experts, networks and issues from the 1840s to the 1930s. New York: Berghahn books, 2015.

Matasci, Damiano. A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no século 19. Hist. Educ., v.20, n.50, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/66203

Monroe, Walter. Measuring the results of teaching. Boston: Houghton Mifflin, 1918.

Morais, Rosilda. O processo constitutivo da Resolução de Problemas como uma temática da pesquisa em educação matemática. Tese (doutorado em Educação Matemática), Rio Claro, Unesp, 2015.

NCMR. The reorganization of Mathematics in secondary education: a summary of the report by The National Committee on Mathematical Requirements. Washington: Gov. Printing Office, 1922.

Newcomb, Ralph. Teaching Pupils How to Solve Problems in Arithmetic. The Elementary School Journal, v. 23, n. 3, 1922. DOI: https://doi.org/10.1086/455304

Newcomb, Ralph. Modern methods of teaching arithmetic. Boston: Houghton Mifflin, 1926.

Pinheiro, Nara. A aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica. Tese (doutorado em Educação), São Paulo, Unifesp, 2017.

Rabelo, Rafaela. Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). Tese (doutorado em educação), USP, 2016.

Reis, Diogo. História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). Tese (doutorado em educação), UFMG, 2014.

Rocha, Ana S. M. Experiências norte-americanas e projetos de educação no Distrito Federal e em São Paulo (1927-1935): Anísio Teixeira, Noemi Silveira, Isaías Alves e Lourenço Filho. Tese (doutorado em história das ciências e da saúde), Rio de Janeiro, Fiocruz, 2016.

Rocha, Ana S. M. Alda Lodi e o ensino de matemática: quando o internacional é nacional. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 3, 2019.

Santos, Ivanete. Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática. Tese (doutorado em educação), São Paulo, PUC-SP, 2006.

Sobe, Noah. Entanglement and Transnationalism in the History of American Education. In: Popkewitz, Thomas (ed.). Rethinking the history of education: transnational perspectives on its questions, methods, and knowledge. New York, Palgrave Macmillan, 2013.

Terman, Lewis. II. By L. M. Terman. Leland Stanford University – Intelligence and its measurements: a symposium. The Journal of the Educational Psychology, v. XII, n. 3, march, 1921. DOI: https://doi.org/10.1037/h0064940

Thorndike, Edward. I. By I. L. Thorndike. Teachers College, Columbia University – Intelligence and its measurements: a symposium. The Journal of the Educational Psychology, vol. XII, n. 3, march, 1921. DOI: https://doi.org/10.1037/h0064596

Upton, Clifford. B. The influence of standardized tests on the curriculum in Arithmetic. Teachers College Record, v. 26, n. 8, 1925. DOI: https://doi.org/10.1177/016146812502600806

Upton, Clifford B. Standardized Tests in Mathematics for secondary schools. New York, Teachers College, s.d.

Valente, Wagner. A Matemática no Curso Primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880–1960). Bolema, v. 31, n. 57, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a18

Valente, Wagner. A matemática escolar: epistemologia e história. Revista Educação Em Questão, v. 23, n. 9, 2005.

Vincent, E. Leona. A study of intelligence test elements. New York City: Teachers college, Columbia university, 1924.

Warde, Mirian. A padronização do ensino secundário moderno nos Estados Unidos. In: Pessanha e Gatti Jr. Tempo de cidade, lugar da escola. Uberlândia, MG: EDUFU, 2012.

Whipple, Guy (ed.). The Twenty-Sixth Yearbook of the National Society for the Study of Education – The foundations and technique of curriculum-construction. Bloomington, IL: Public School Publishing Company, 1926.

Downloads

Publicado

2020-08-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 95
  • PDF downloads: 43

Como Citar

SANTOS MATOS ROCHA, Ana Cristina; RODRIGUES VALENTE, Wagner. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 173–194, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/114. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos