A expertise de uma educadora matemática Paulista – notas históricas da conversa com a professora Maria Amabile Mansutti

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p212-225.id271

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Maria Amabile Mansutti, Expert e Expertise, Entrevista, Escola de Oito Anos

Resumo

Este texto traz resultados de uma entrevista realizada com a professora Maria Amabile Mansutti, uma das célebres educadoras matemáticas paulistas, integrante do IMEP, a primeira Escola de oito anos de formação escolar obrigatória no Brasil estabelecida pela LDB nº 5.692/71. O IMEP foi criado pelo Decreto n. 7.834/68 e autorizado a funcionar em caráter experimental como Escola Integral de Oito Anos. Esse espaço institucional na época foi conhecido também como laboratório pedagógico, a cozinha de produção de saberes, por experimentar técnicas, currículos, programas e processos de avaliação da aprendizagem, em particular, na elaboração curricular da Matemática das séries iniciais do 1º grau. Notas históricas dessa entrevista alinham-se ao projeto temático GHEMAT e pesquisas da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, que consideram expert um profissional estreitamente ligado a esfera da educação que se dedicam com zelo ao ofício docente. Das pesquisas realizadas a partir do acervo decorreu a hipótese de que Maria Amabile Mansutti foi a protagonista com expertise profissional na disseminação e objetivação de saberes para o ensino e formação.

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Referências

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Publicado

2020-08-31
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Como Citar

CAVALCANTE SILVA, Marylucia. A expertise de uma educadora matemática Paulista – notas históricas da conversa com a professora Maria Amabile Mansutti. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 34, p. 212–225, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p212-225.id271. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/116. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos