O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p75-94.id222

Palavras-chave:

Imagem, Lugares-escola, Educação Matemática

Resumo

Nesses escritos, imagens, nos tensionamos com uma pergunta: o que pode uma imagem? Com ela, inventamos um processo de experimentação, um ensaio entre palavras e imagens; no entre de como imagens deslocam palavras; entre como escolas outras são produzidas entre imagens e palavras, sempre em movimentos, linhas. Como cenário desse tensionamento, temos uma travessia produzida entre duas escolas da rede básica de ensino do estado de Mato Grosso do Sul: a escola rural quilombola Zumbi dos Palmares, em Jaraguari-MS, e a escola urbana Padre José Valentim, em Campo Grande-MS. Xs alunxs dessas duas escolas produziram interações entre eles, compondo perguntas e respostas a partir da troca de vídeos e fotos que foram feitas sobre e a partir de seus lugares-escola. Essa aposta na produção imagética (e fílmica) vem em uma tentativa de operar a arte enquanto potência de experimentação, em uma direção de alguns movimentos que decolonizam disciplinas, grades de conteúdos e qualquer tipo de hierarquização meritocrática de organização escolar. Nossos tensionamentos neste ensaio inventam outras narrativas e lógicas, que se inventam em possibilidades de escolas outras: sempre singulares; como espaços de partilhas; em problematizações do que nelas acontecem; em outros vacilos, traços, linhas, em produções inventivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARBOSA, Cristiano. O espaço em devir no documentário: cartografia dos encontros entre cinema e escola. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas-SP, 193 f., 2017.

BELEZZA, Eduardo Oliveira. Desacostumar os olhos: experimentando (em) vídeos/espaços/poesias. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014, 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Azougue Editorial, 2015.

PEREIRA, Elaine Aparecida. As relações de autoridade na escola e na família segundo os adolescentes. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 166 f., 2014.

ROMAGUERA, Alda Regina Tognini; WUNDER, Alik. Políticas e Poéticas do Acontecimento: do silêncio a um risco de voz. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 6, n. 1, p. 124-146, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266051077

SANTOS, Boaventura Souza. O fim do império cognitivo: as afirmações das epistemologias do Sul. Autêntica. 2019.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Autêntica, 2017.

VIANA, Bruna Letícia Nunes. O QUE SÓ VOCÊ VÊ NA SUA ESCOLA? Encontros, alunxs, cenas e... Dissertação (Mestado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, defendida em: 04 de fevereiro de 2020, no prelo.

WUNDER, Alik. Restos quase mortais: fotografia, acontecimento e escola. 31ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2007.

Downloads

Publicado

2020-05-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • PDF downloads: 61

Como Citar

NUNES VIANA, B. L.; VIOLA DOS SANTOS, J. R. O Que Pode Uma Imagem? Experimentações E(M) Câmeras E(M) Lugares-Escolas. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 75–94, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p75-94.id222. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/141. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos