Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p95-111.id223

Palavras-chave:

Escolas Indígenas, Resistência, Professores Indígenas, Povos Guarani E Kaiowá

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre as escolas indígenas Guarani e Kaiowá, e o papel que estas assumem na vida destas comunidades, com a finalidade de situar o contexto dos processos de educação escolarizada para os indígenas. Tomamos como referência, para a apresentação do cenário da Educação Escolar Indígena entre os Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, o diálogo com diversos trabalhos realizados por pesquisadores tanto indígenas quanto não indígenas, quem com suas atividades contribuem na análise das políticas culturais presentes no campo da educação escolar indígena. A partir destas pesquisas, apresentamos algumas considerações sobre o papel da escola na vida dos professores indígenas e os conhecimentos presentes nos cenários de formação destes sujeitos, na atual perspectiva de educação escolar indígena intercultural e bilíngue. Optamos por buscar a compreensão sobre alguns aspectos do processo de escolarização e dos impactos deste na vida dos povos indígenas, que estão ligados a identidade e a forma como os professores indígenas vivenciaram e vivenciam hoje o processo de escolarização. E, finalmente, levamos em consideração a escola como um território permeado por tensões entre diferentes regimes de conhecimento, sendo estas últimas o nosso prezado material de reflexão.

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Publicado

2020-05-01
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Como Citar

MENDES DE OLIVEIRA , Maria Aparecida; ORJUELA BERNAL, Jorge Isidro. Educação Para Indígenas E Escolas Indígenas Dos Guarani E Kaiowá: Um Olhar Crítico. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 33, p. 95–111, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p95-111.id223. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/142. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos