O ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação

Daniel Mira Rodrigues Pinto, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 6a ed. São Paulo: Papirus, 2000.

FREITAS, A Função Social da Matemática: uma inserção didática-metodológica para o ensino de matemática, com as profissões das famílias dos bairros carentes. Anais do SIPEMAT. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação-Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 2006, 8p.

GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise.Métodos de Pesquisa. UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 05 de abril às 20:28.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a Questão da Democracia. 1ª ed. São Paulo: Papirus, 2001.

MIRANDA, Lourdes Aparecida Nocette. A importância da matemática financeira no cotidiano e na construção da cidadania. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unesparparanavai_mat_artigo_lourdes_aparecida_nocette.pdf. Acesso em: 14 de abril às 17:49.

Palavras-chave

Formação Inicial; Ensino de Matemática; Cidadania

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Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 6a ed. São Paulo: Papirus, 2000.

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