Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970)

Autores

  • Denise Medina França Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Escola Nova, Manuais pedagógicos, Aritmética, Séries iniciais, Formação de professores

Resumo

Neste artigo enfoco a descrição e análise do manual didático intitulado Manual de testes, pertencente à coleção Biblioteca Didática Brasileira, de autoria de Afro do Amaral Fontoura, que procurou nortear a normatização da avaliação do ensino primário no novo estado da Guanabara, na década de 1960 e fazer circular as ideias escolanovistas. Quais os saberes matemáticos elementares dessa escola na década de 1960 contidos nos testes? O que pode ser lido sobre as orientações metodológicas e psicológicas, na aplicação desses testes? Na articulação das questões, fizemos uso da abordagem da História Cultural e nos apoiamos nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Neste estudo procuro também ressaltar a apropriação das ideias escolanovistas, que defendiam uma abordagem prática, utilitária, graduada e rápida para a Aritmética. Foi possível verificar que os testes aplicados nas séries iniciais acompanharam as recomendações dos campos da pedagogia científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 106
  • PDF downloads: 33

Como Citar

MEDINA FRANÇA, Denise. Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970). REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 23, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/263. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)