O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971)

Autores

  • Eliana Maria de Jesus Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Janice Cassia Lando Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

História da Matemática Escolar, Ensino da Matemática no Primário, Grupo Escolar Castro Alves

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento que buscou investigar historicamente como ocorria o ensino de matemática no Grupo Escolar Castro Alves (1934-1971), localizado na cidade de Jequié-BA. Embasamos esse trabalho no referencial teórico-metodológico da história cultural e utilizamos como fontes históricas depoimentos orais e pesquisa documental. Por meio dos estudos realizados identificamos vestígios do ensino da matemática no Grupo Escolar Castro Alves: acontecia de maneira que o aluno apreendesse as quatro operações da aritmética e a geometria; o método expositivo foi predominante, de exercícios e, posteriormente, com uso de problemas envolvendo o dia a dia dos alunos; identificamos, também, a utilização de livros didáticos e manuais pedagógicos, bem como indícios do ensino globalizado e do uso da tabuada com memorização mesmo com a difusão de várias vagas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 67
  • PDF downloads: 27

Como Citar

MARIA DE JESUS, Eliana; CASSIA LANDO, Janice. O ensino da matemática primária no grupo escolar castro alves em Jequié-BA (1934-1971). REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 23, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos