Dissertações em história e epistemologia da matemática: contribuiçõespara a abordagem da geometria plana no ensino médio

Autores

  • Rafael José Alves do Rego Barros Instituto Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Dissertações, História e Epistemologia da Matemática, Ensino Médio, Geometria Plana

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar o conteúdo de Geometria Plana abordado em cada uma das dissertações classificadas em História e Epistemologia da Matemática no período entre 1990  e  2010,  nos  programas  de  pós-graduação  do  Brasil.  Tomamos  como  referência  para selecioná-las, as três tendências atuais das pesquisas em história da matemática, de acordo com a cartografia das pesquisas nesta área, realizada por Mendes (2010). Para identificar se uma dissertação abordava conteúdos do Ensino Médio, usamos como parâmetro as áreas de conhecimentos do Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM. Tentamos mostrar neste artigo a abundância de material que constam nestes trabalhos que podem de alguma forma serem inseridos na nossa prática docente focalizando aqueles trabalhos que abordam conteúdos geometria plana do Ensino Médio, pois muitas vezes essas dissertações, depois de defendidas pouco são utilizadas e são esquecidas nas bibliotecas. Esse artigo servirá para a disseminação destas publicações para um público maior, no sentido de possibilitar uma divulgação dos conteúdos matemáticos que podem ser explorados para abordar conceitos matemáticos na Educação Básica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 70
  • PDF downloads: 15

Como Citar

REGO BARROS, Rafael José Alves do. Dissertações em história e epistemologia da matemática: contribuiçõespara a abordagem da geometria plana no ensino médio. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 22, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/274. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos