Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução

Autores

  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul
  • Gilberto Vieira Universidade Cruzeiro do SuL

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Problemas Abertos, Generalização

Resumo

A resolução de problemas, como estratégia de ensino de Matemática, vem se constituindo como uma importante  abordagem didática.  Neste  artigo  pretende-se  mostrar  como  a  atividade  investigativa, decorrente da proposição de um problema envolvendo visualização espacial e análise de padrões, pode contribuir para que alunos do sexto ano do Ensino Fundamental construam generalizações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o foco nas resoluções formuladas e discutidas pelos alunos em sala de aula. A análise dos dados revelou que o problema proposto e a abordagem utilizada pelo professor permitiu que os alunos empregassem diferentes estratégias e procedimentos. A socialização das  diversas  resoluções  por  eles  formuladas  possibilitou  o  desenvolvimento  do  pensamento matemático, com destaque para o processo de generalização, característico do pensamento algébrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-11-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 85
  • PDF downloads: 43

Como Citar

GOMES ALLEVATO, Norma Suely; VIEIRA, Gilberto. Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 21, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)