Entre erros e acertos: revelações sobre a aprendizagem das Operações Aritméticas Elementares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Ettiène Guérios Universidade Federal do Paraná
  • Jane Eletra Serafini Daniel UFPR

Palavras-chave:

Erros em matemática, Matemática anos iniciais, Dificuldade cálculo

Resumo

Este artigo apresenta dificuldades reveladas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em cálculos que envolvem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. As dificuldades foram identificadas por meio da análise dos erros dos alunos em duas atividades. Uma com 19 contas armadas e outra com enunciados de problemas cuja solução contempla seis dessas contas. As resoluções dos alunos revelam que há erros procedimentais e conceituais. Que há alunos que não identificam as operações matemáticas que resolvem problemas e outros que as identificam, mas erram as resoluções. Que há erros que comprometem a compreensão de elementos estruturantes do pensamento matemático. Que é acentuada a dificuldade em resolver os algoritmos convencionais. Que não raras vezes alunos realizam operações matemáticas de modo inconsequente conforme observado nas respostas que apresentam. Que a aprendizagem matemática revelada por alunos ao final dos Anos Iniciais é frágil e preocupante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-10-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 126
  • PDF downloads: 76

Como Citar

GUÉRIOS, Ettiène; SERAFINI DANIEL, Jane Eletra. Entre erros e acertos: revelações sobre a aprendizagem das Operações Aritméticas Elementares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 20, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/289. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos