Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo

Autores

  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará
  • Carlos Alberto Nobre da Silva Fundação Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira

Palavras-chave:

Práticas sociais, Projetos de investigação, Transdisciplinaridade, Investigações socioculturais

Resumo

Evidenciar as possibilidades de transformação que uma ação educacional-escolar transdisciplinar acerca da realidade sociocultural dos estudantes-moradores de uma comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, traz para a formação escolar e para revitalizar os conhecimentos e práticas sociais da comunidade, implica em transformar a sala de aula de matemática em um espaço de investigação do entorno sociocultural. Contextualizada no processo de crise do paradigma dominante nas ciências, problematizando-a em dialogia com a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica na perspectiva dos Projetos de Investigação, da análise do método de investigação que emerge da pesquisa realizada, bem como as possibilidades pedagógicas emergentes.

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Publicado

2016-10-29
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Como Citar

RODRIGUES DE LUCENA, I. C.; NOBRE DA SILVA, C. A. Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo. REMATEC, [S. l.], v. 10, n. 20, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

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