Práticas socioculturais, problematizações e matematizações em um Assentamento Rural

Autores

  • Filardes de Jesus Freitas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Assentamento Rural, Matematização, Saber Matemático

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a busca do diálogo entre os saberes emergidos das práticas socioculturais (problematizações e matematizações) dos trabalhadores e trabalhadoras em um Assentamento Rural no oeste do estado do Maranhão e os saberes disseminados pelo currículo oficial das escolas. Os principais aportes teóricos direcionadores do estudo foram D’Ambrosio (2012), Freire (2014) e Mendes (2010). Os sujeitos da pesquisa são quatro assentados e quatro professores que ministram a disciplina de matemática na escola do assentamento. A investigação se  apresenta  como uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo; entretanto, o estudo na sua arquitetura busca compatibilizar algumas técnicas etnográficas, tais como a observação direta e participante, o diário de campo, a história de vida e as entrevistas.

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Publicado

2016-10-29
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Como Citar

FREITAS DA SILVA, Filardes de Jesus; CARNEIRO DE ALMEIDA , Ana Cristina Pimentel. Práticas socioculturais, problematizações e matematizações em um Assentamento Rural. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 20, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/292. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos