A Concepção Aritmética do Logaritmo no livro dos Irmãos Reis, publicado no final do Oitocentos

Autores

  • Elenice de Souza Lodron Zuin Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rogéria Teixeira Urzêdo Queiroz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Logaritmo, Século XIX

Resumo

Neste  artigo,  apresentamos  o  conteúdo  logaritmos  presente  no  primeiro  volume  do  Curso Elementar  de  Matemática  –  Arithmetica, escrito  pelos  irmãos  Aarão  Reis  e Lucano  Reis, identificando a concepção dos autores e o seu enfoque didático. Foi possível, por meio da análise da segunda edição da obra, verificar como esse conteúdo era abordado pelos autores no final do Oitocentos, época do auge do positivismo no Brasil e do início da implantação da Reforma de Instrução Pública de Benjamin Constant. A definição de logaritmo, dada pelos autores, parte das progressões aritmética e geométrica, dentro de uma concepção aritmética. A forma didática do texto é clássica, havendo uma maior atenção para a parte teórica, porém, as abordagens históricas se destacam. O livro pode ser classificado como uma obra que se ancora no positivismo de Comte. Os logaritmos são inseridos nos programas escolares pela reforma educacional de 1890 e certificamos que os irmãos Reis contemplam os conteúdos propostos oficialmente em seu manual de Aritmética. O programa proposto pela legislação para o ensino de Aritmética legitima conteúdos que já  estariam estabelecidos no Brasil, pelo menos, em livros-texto de  autores estrangeiros e nacionais.

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Publicado

2016-10-29
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Como Citar

SOUZA LODRON ZUIN, E. de; URZÊDO QUEIROZ, R. T. A Concepção Aritmética do Logaritmo no livro dos Irmãos Reis, publicado no final do Oitocentos. REMATEC, [S. l.], v. 10, n. 20, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/293. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

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