ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

Autores

  • Cristiane Borges Angelo Universidade Federal da Paraíba
  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Entrevista Compreensiva, Método de Pesquisa, Formação de Professores, Ensino de Matemática

Resumo

Esse  artigo  apresenta  subsídios  à  reflexão  da  Entrevista  Compreensiva,  enquanto  método  de pesquisa utilizado na área da Educação Matemática. Essa discussão parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, que objetivou compreender, a partir do discurso de cinco professores de Matemática, que lecionavam em uma instituição pública de ensino, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido era refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática.   Para   tal,   apresentaremos   os   aportes   teórico-metodológicos   da   Entrevista Compreensiva, bem como as etapas que compreenderam a referida pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

PONTE, João Pedro da; MATOS, José Manuel; ABRANTES, Paulo. Investigação em educação matemática: implicações curriculares. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.

SANTOS, L. L. de C. P. Formação do professor e pedagogia crítica. In: FAZENDA, I (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.

SILVA, R. de F. e. A entrevista compreensiva. Texto utilizado para discussão no Seminário: Análise Compreensiva do Discurso realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, DEPEd, UFRN com base em tradução livre do livro de Jean Claude Kaufmann,. L’entretien comprehensive. Paris: Nathan, 1996. Natal: UFRN, 2005.

Downloads

Publicado

2016-03-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 146
  • PDF downloads: 118

Como Citar

BORGES ANGELO, Cristiane; MENDES, Iran Abreu. ENTREVISTA COMPREENSIVA: DESVELANDO OS SENTIDOS DA AUTONOMIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 19, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/297. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>