Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p20-34.id505

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, ciência, pesquisa, ensino, biografia

Resumo

Reafirmam-se os princípios da Transdisciplinaridade estabelecidos na “Carta de Transdisciplinaridade”. Citam-se obras de Hoffmann, Lavoisier, Bernal, Jeans e Leonardo da Vinci que privilegiam a integração do conhecimento, o diálogo entre Ciências, Artes e Humanidades. Reflete-se sobre a classificação e mapeamento científico, assim como sobre e os efeitos da compartimentação e especialização da ciência. Analisa-se o conceito de fronteira disciplinar e o uso de mapas da ciência. Utiliza-se a Química e áreas afins como exemplo da evolução do conhecimento. Insere-se a pesquisa e o ensino, o pesquisador e o professor, no âmbito transdisciplinar. Propõe-se a utilização da biografia no ensino e divulgação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Gonçalves-Maia, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Doutorada e Agregada em Química, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Professora Catedrática aposentada da Universidade de Lisboa (UL), Lisboa, Portugal. Rua Fotógrafo Arcelino, 26, 2º Esq. Frt., 4705-095 Braga, Portugal.

Referências

ALVES, L. A. M.; PINTASSILGO, J. História e Educação. Fundamentos Teóricos e Metodologias de Pesquisa: Balanço da Investigação portuguesa (2005-2014). Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM), 2015.

https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/32239/1/Biografia%20Livro%20JP%20AT.pdf

BERNAL, J. D. Ciência na História. vol. I a VI. Lisboa: Livros Horizonte, 1977; original: Science in History. Londres: Watts. 1954.

BERNSTEIN, J. H. Transdisciplinarity: A Review of Its Origins, Development, and Current Issues, Journal of Research Practice, v. 11. n. 1, 2015. Disponível em:

http://jrp.icaap.org/index.php/jrp/article/view/510/412

BILRO, S. A. A. A biografia histórica como processo de produção textual e consolidação de aprendizagens em Estudo do Meio. 2016. Dissertação (Mestrado) – Instituto Politécnico de Setúbal. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Setúbal, 2019.

Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/11079/1/tese%20susete%20.pdf

BORGES, L. A. G.; NOVAES, B. W. D. Perspectivas do Uso de Biografias na Formação de Professores de Matemática JIEEM - Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11. n. 1. P. 95-102, 2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p95-102

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/197230/Perspectiva%20do%20uso%20de%20biografias....pdf?sequence=1&isAllowed=y

BORNMANN, L; HAUNSCHILD, R.; Empirical analysis of recent temporal dynamics of research fields: Annual publications in chemistry and related areas as an example, Journal of Informetrics, v. 16. n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2022.101253

BOYACK, K. W.; BORNER, K.; KLAVANS, R. Mapping the Structure and Evolution of Chemistry Research, Scientometics, Scientometrics, v. 79(1), p. 45-60, 2009. Disponível em: https://cns.iu.edu/docs/publications/2009-boyack-mapchem.pdf DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-009-0403-5

CARINO, J. A biografia e sua instrumentalidade educativa, Educ. Soc., 20 (67), nº 67, 1999. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000200006

https://www.scielo.br/j/es/a/pfcpbdYWBNLMVktGRhKKNYM/?format=pdf&lang=pt

D’ AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 1997.

HOFFMANN, R. The Scientific Method, New Letters, v. 60(3), p. 103, 1994. Tradução de autor. Disponível em: http://www.roaldhoffmann.com/individual-poems

HOFFMANN, R.; WHYTE, I. B. (Org.). Beyond the Finite: The Sublime in Art and Science. New York: Oxford University Press, 2011.

GALVÃO, J. A. P. C. Biografias e Ensino da História: Possibilidades na construção de saberes históricos em sala de aula. 2019. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado Profissional Ensino da História, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33831/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jer%c3%b4nimo%20Adelino%20Pereira%20Cisneiros%20Galv%c3%a3o.pdf

GONÇALVES-MAIA, R. Marie Sklodowska Curie: Imagens de outra face. Lisboa: Edições Lisboa, 2011. São Paulo, LF Editorial, 2012.

GONÇALVES-MAIA, R. Dorothy Crowfoot Hodgkin: Pepsina, Penicilina, Colesterol, Vitamina B12, Insulina. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

GONÇALVES-MAIA, R. Série Dos átomos e das moléculas (1-Lewis, 2-Pauling, 3-Bernal, 4-Perutz, 5-Hodgkin e 6-Crick). São Paulo: LF Editorial, 2016-2018.

GONÇALVES-MAIA, R. Colecção Dos Átomos e das Moléculas (1-Gilbert Lewis, 2-Linus Pauling, 3-Desmond Bernal, 4-Max Perutz, 5- Francis Crick e 6-Wallace Carothers e 7-Leo Baekeland). Lisboa: Edições Colibri, 2017-2019. DOI: https://doi.org/10.24927/rce2019.060

JEANS, J. Physics and Philosophy. 5.ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1948.

KLAVANS, R.; BOYACK, K. W. Toward a Consensus Map of Science, JASIST, v. 60(3), p. 455-476, 2009. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1002/asi.20991

http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.501.9396&rep=rep1&type=pdf

LAVOISIER, A. L. Traité Élémentaire de Chimie. Discours Préliminaire, 1789. Disponível em:

http://www.lavoisier.cnrs.fr/ice/ice_page_detail.php?lang=fr&type=text&bdd=lavosier&table=Lavoisier&typeofbookDes=Ouvrages&bookId=89&pageChapter=Discours%20pr%25C3%25A9liminaire&pageOrder=1&facsimile=off&search=no&num=&nav=1&facsimile=on&search=no&cfzoom=1.5

MORAES, M. C.; SUANO, J. H. (Org.), O Pensar Complexo na Educação. Sustentabilidade, Transdisciplinaridade e Criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.

NICOLESCU, B. Transdisciplinarity: Theory and Practice. New York: Hampton Press, 2008.

POSSING, B. Understanding Biographies. On Biographies in History & Stories in Biography. Odense: University Press of Southern Denmark, 2022.

SNOW, C. P. The Two Cultures and the Scientific Revolution. 1. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1959.

SCHMIDT, B. B. O gênero biográfico no campo do conhecimento histórico: trajectórias, tendências e impasses atuais e uma proposta de investigação. Porto Alegre. Anos 90. Revista do Programa de Pós-Graduação em História, v. 4 (6), p. 165-192, 1996. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.6178

https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6178/41475

Downloads

Publicado

2022-05-12
Métricas
  • Visualizações do Artigo 198
  • PDF downloads: 142

Como Citar

GONÇALVES-MAIA, Raquel. Pesquisa e Ensino da Ciência através da Transdisciplinaridade. REMATEC, [s. l.], v. 17, n. 40, p. 20–34, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p20-34.id505. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos