A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COM OUTROS CONHECIMENTOS NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Conhecimento Matemático, Escolas Paroquiais Luteranas, Série Concórdia, Contextualização

Resumo

O   presente   artigo   aborda   a   contextualização   do   conhecimento   matemático   com   outros conhecimentos nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul no século XX. Trata-se de um recorte  da tese  de  doutorado intitulada  “o ensino  da  Matemática nas escolas  evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX”. De caráter qualitativo, a pesquisa possui aporte metodológico na história cultural e na análise de conteúdo. A partir de 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul, fundando congregações religiosas e escolas. Essas escolas paroquiais estavam inseridas num projeto de comunidade que buscava não somente ensinar a língua materna e a Matemática aos seus filhos, mas também valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Analisando-se as aritméticas da série Concórdia, editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil para suas escolas paroquiais, verificou-se que os conhecimentos  matemáticos  das  quatro  operações  elementares,  dos  números  fracionários  e decimais, de unidades de medida, de porcentagem e de proporcionalidade foram contextualizados com Religião, Geografia, História, Ciências da Natureza e a prática da leitura. A proposta pedagógica  dos  livros  analisados  procura  aplicar  os conhecimentos  da  Matemática  formal  no estudo de conhecimentos gerais, com base em princípios morais e educacionais idealizados pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 99
  • PDF downloads: 43

Como Citar

CASSIANO KUHN, Malcus; BAYER, Arno. A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COM OUTROS CONHECIMENTOS NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/307. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos