HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRAJETÓRIAS DE UMA EPISTEMOLOGIA DIDÁTICA

Autores/as

  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

História da Matemática, Investigação, Formação de Professores

Resumen

Neste artigo faço uma descrição refletida sobre algumas das trajetórias do uso da investigação histórica no ensino da matemática como uma epistemologia didática implicada na formação conceitual e didática de professores de matemática, bem como no ensino de matemática da Educação Básica. Tais trajetórias caracterizam-se nos estudos realizados por mim durante vinte anos, nos quais tomei a história como um reorganizador conceitual e didático da matemática escolar. Os estudos realizados em duas décadas (1993-2012) me fizeram organizar e encaminhar uma proposta prática de relações entre História e Educação Matemática que priorize a investigação histórica como um princípio de ensino, de aprendizagem e de socialização do conhecimento matemático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-04-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 317
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 151

Cómo citar

MENDES, Iran Abreu. HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: TRAJETÓRIAS DE UMA EPISTEMOLOGIA DIDÁTICA. REMATEC, Belém, vol. 8, n.º 12, p. 66–85, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/357. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>