PRÁTICAS DO OLHAR NA PINTURA DO RENASCIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina
  • Débora Regina Wagner UFSC

Palavras-chave:

Arte, Educação Matemática, Visualidade, Técnica da Perspectiva

Resumo

A história e a arte podem contribuir para o entendimento das práticas de olhar. Este artigo tem como propósito relacionar arte e Educação Matemática por meio da história da técnica da perspectiva, em particular, a perspectiva central. Apoia-se nos estudos da cultura visual, destacando o conceito de visualidade. Discute-se sobre uma prática de olhar racional, geométrica e monocular instaurada no Renascimento italiano. Por fim, obras plásticas renascentistas são analisadas para demonstrar que as relações entre arte e Educação Matemática vão além do ensino de conceitos matemáticos. Conclui-se, que o estudo de práticas de olhar pode possibilitar entendimentos acerca da visualização em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-04-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 87
  • PDF downloads: 66

Como Citar

REGINA FLORES, Cláudia; REGINA WAGNER , Débora. PRÁTICAS DO OLHAR NA PINTURA DO RENASCIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. REMATEC, [s. l.], v. 7, n. 10, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/368. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)