RECOMPONDO O CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO DURANTE O INÍCIO DA MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1956-69)

Autores

  • José Manuel Matos Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Teresa Maria Monteiro Instituto Politécnico de Beja

Palavras-chave:

Matemática Moderna, Inovação curricular, Conhecimento profissional do professor, Formação de professores

Resumo

Este artigo recorre a uma análise longitudinal de produções de futuros professores  de  Matemática  em  formação  no  Liceu  Pedro  Nunes  em  Lisboa entre 1957 e 1968, procurando compreender como se constituiu o conhecimento didático de um conteúdo escolar novo. Podemos distinguir três períodos: um primeiro de 1957 até 1962 em que as produções exploram conceptualmente as abordagens científicas da Matemática Moderna. Um segundo de 1962 até 1965 em que embora os temas continuem a ser de âmbito geral, os trabalhos contêm propostas pedagógicas concretas. Um terceiro com efeitos a partir de 1965 reflete sobre a experiência pedagógica de introdução da Matemática Moderna no último ciclo liceal que se tinha iniciado em 1963.

 

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Publicado

2011-11-04
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Como Citar

MATOS, José Manuel; MONTEIRO, Teresa Maria. RECOMPONDO O CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO DURANTE O INÍCIO DA MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1956-69). REMATEC, [s. l.], v. 6, n. 9, p. 06–25, 2011. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/375. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos